IMG_1553_edited_edited_edited.png

ANTÓNIO GARCIA BARRETO

Géneros literários: Literatura Infantil, Juvenil, Conto, Novela e Romance

Licenciou-se em História, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Viveu a guerra colonial, foi empregado de livraria, Técnico de Organização e Métodos, Gestor de Recursos Humanos e Director de Pessoal em empresas de grande e média dimensão. 

Colaborou em vários jornais, revistas e suplementos. 
Entre a sua vasta obra, destaque para o seu romance «A Malta da Rua dos Plátanos», que se encontra traduzido em russo; o livro «Botão Procura Casa», transcrito para Braille; o conto Um Minuto Mágico, mais tarde incluído no livro «Contos do Amor Breve», distinguido no Prémio Literário Hernâni Cidade, em 1996, promovido pela Câmara Municipal do Redondo; o seu romance juvenil «Rubens e a Companhia do Espanto em O Caso da Mitra Desaparecida», distinguido em 2000, pelo Prémio Literário de Sintra - Adolfo Simões Müller, promovido pela Câmara Municipal de Sintra; e para o seu livro infantil «Uma Zebra ao Telefone», ilustrado por Viktoriya Borshch, incluído no Plano Nacional de Leitura. 
Ao nível do romance, destaque para «À Sombra das Acácias Vermelhas», «A Mulher da Minha Vida», e o «O Homem do Buick Azul», entre muitos outros. 

António Garcia Barreto publica o blogue Viagens por dentro dos dias.

retrato2_edited.jpg

PAULO ANES

Géneros literários: Poesia

Paulo Anes é escritor, poeta, pensador e estudioso da filosofia portuguesa. 
Privou longamente com António Telmo e Agostinho da Silva, responsáveis, segundo o próprio, «pela obsessão patológica, quase missionária, que, desde então, se apoderou de mim, em conjugar o sentido sagrado da língua portuguesa com o dom da palavra poética».

Da obra poética publicada, destaque para alguns títulos: «O grito, o olhar e o nó cego»; «Herdei o quarto da criada»; «O local do crime na viagem do existir»; «A invenção do só para uso próprio, com passos de deter o tempo»; entre outros.
Colaborou em vários jornais como cronista e foi editor, produtor e publicitário. 
Agora, segundo o próprio, tenta ser, só ser.

Foto_Tânia_Peneda_edited.png

TÂNIA GIDEL

Géneros literários: Literatura Infantil e Romance

Tânia Gidel nasceu em Genebra, Suíça. Viveu em Portugal durante muitos anos, passando pela Ericeira, Lisboa, Alcobaça e Porto. Atualmente reside em França.
Escreveu o seu primeiro livro aos 14 anos e o 1.º episódio de «As Aventuras do Anjo Nicolau» em 1997, quando nasceu a primeira filha.

É Doutorada em Gestão da Educação, pela Universidade de Versailles em Paris, e é investigadora do laboratório de pesquisa LAREQUOI da mesma Universidade.

É tradutora e intérprete freelancer, bem como diretora pedagógica de um instituto de línguas.
Leciona PLE – Português como língua estrangeira no ensino superior.

Nos tempos livres, escreve e faz voluntariado na Europa, em várias instituições de apoio a crianças com deficiências físicas e mentais.

IMG_20190110_011459.jpg

JULIANA GOMES

Géneros literários: Literatura Infantil, Conto e Poesia

Nasceu a 11 de maio de 1989 em Braga e, embora desde cedo tenha manifestado um amor desmedido pelas artes, acabou por se licenciar em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É pós-graduada em Neuroeducação pela Instituto Português de Psicologia de Lisboa e, concluiu os estudos pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, tirando o mestrado em Psicologia da Família.

É autora dos livros «O Silêncio da Escrita» (2013), «Arquitetar Pensamentos» (2014), «Vomitar o Humano» (2014) e «Asas da Expressão» (2016). Colabora com as revistas Spot e Minha. Participou no Got Talent, em 2016 e, nesse mesmo ano, inscreveu-se no Conservatório de Voz, Comunicação e Artes Performativas do Porto onde obteve o sexto e sétimo grau com distinction no curso Rock and Pop, da escola de Trinity College London. Na música é onde realmente se faz sentir íntegra e é através desse amor ímpar que nasce o seu último livro: «Que entusiasmação!».

Foto 2.jpg

CARMEN SANTANA

Géneros literários: Literatura Infantil

Carmen Santana nasceu em Vila Nova de Famalicão, é escritora e empresária. 
Atualmente, vive em Vila do Conde, à beira-mar, local que escolheu por ser apaixonada por praia. 
Mãe de três filhos, eles sempre foram a sua inspiração para começar a escrever histórias infantis. Adora viajar e é nas suas experiências com os seus filhos que vai colhendo, através da observação do mundo, ideias para as aventuras das suas personagens.
Em 2016, participou, com o conto Acampamento Fantasmórico, na Antologia Infantojuvenil «Phantasia – antologia de contos fantásticos», publicada pela Editorial Novembro, e, ainda, na Antologia «Natalícia – antologia de contos», com o conto Presente de Natal, igualmente publicada pela Editorial Novembro.
Ainda nesse ano, publicou o seu primeiro livro infantil, «Rafa e os Planetas – Ideias Quiméricas»; seguindo-se, em 2018, «Rafa na Europa – Cidades Prodigiosas».
 

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2018 by Ana Monteiro